30.5.05

Início

A solidão possui dois lados na mesma moeda: de uma forma a pessoa sente-se abandonada por não ter amigos ou uma companhia mais próxima, na outra ela pode ser por própria opção da pessoa, que se sente bem em ficar sozinha, pois sente-se livre.
Há muitos adolescentes que se trancam nos seus quartos e utilizam a internet para comunicarem e extravasar as suas frustrações. O que passa na cabeça desses jovens?
É na fase da adolescência que se inicia a construção da identidade do futuro adulto, portanto, todo o adolescente passa por um período de isolamento do convívio familiar e de união com os seus pares, aqueles que ele considera como seus iguais, adolescentes como ele. Este isolamento é necessário para que ele possa questionar melhor os valores da família e, através dele criar os seus próprios valores. O seu questionamento pode vir através da rebeldia e do isolamento e traz consigo o sofrimento de ter que deixar para trás a vida de criança para entrar numa vida de responsabilidades, obrigações e deveres. E com quem ele vai conversar sobre este sofrimento? Claro que é com os seus pares, com os seus amigos, porque supõe que os seus pais não o compreendem, não aceitam as suas questões e as suas mudanças. E daí ele vai isolar-se mais ainda deles, seja fazendo uso da Internet (através de grupos de discussão, chats e de blogs), do telefone, do diário escrito, etc.
Somos todos nós neste tempo...vazio de tudo!
Somos feitos de solidão.